Economia
A Austrália tem uma das economias mais fortes do mundo, sendo aberta e competitiva. O constante crescimento econômico é fruto de uma gestão efetiva de suas políticas públicas.
O produto interno bruto da Austrália cresceu em uma média de 4% anual desde 1996, alcançando quase 1 trilhão de dólares australianos em 2010, com um superavit fiscal de 1% do produto interno bruto. Isto implica em um PIB per capita de aproximadamente AUD 43.000 ao ano.
O crescimento econômico veio acompanhado de uma taxa de inflação baixa e estável durante a última década. No ano de 2007, a inflação foi de menos de 3%. Um fator fundamental para manter o baixo índice de inflação foi o crescimento na produtividade de seus mercados, a razão de 2,3% anual durante os últimos dez anos.
Apesar da maior e principal indústria australia ser a mineração, as pequenas empresas são um setor vital dentro da economia australiana, gerando 30% da produção econômica e sendo responsáveis por aproximadamente 58% do crescimento do mercado de trabalho nos últimos cinco anos. Atualmente, há mais de 1,2 milhões de pequenas empresas na Austrália, que empregam um total de 3,3 milhões de pessoas.
Em matéria de comércio internacional, a economia está direcionada à fabricação de produtos e serviços de alto valor comercial. Nos últimos anos houve um grande avanço na área das telecomunicações e serviços, mais de 470 companhias transferiram seus escritórios centrais do território asiático para a Austrália.
O turismo também é uma das principais indústrias e gerador de empregos do país. Durante o ano de 2009, a Austrália recebeu aproximadamente 6 milhões de turistas estrangeiros e esse número vem aumentando ano a ano.
Mercado de trabalho na Austrália
Na Austrália, existe uma necessidade muito grande de incorporar imigrantes ou estudantes com permissão de trabalho, como consequência do crescimento industrial e do desenvolvimento econômico sustentável desta região. Através da organização deste tipo de eventos, o governo não somente promove o contato direto entre trabalhadores e empregadores, como outorga uma oportunidade concreta de inserção para os estrangeiros no mercado de trabalho.
O governo australiano tem seu próprio portal de Recursos Humanos especializado na busca de emprego, o Australian Job Search (www.jobsearch.gov.au), onde, diariamente são publicadas inúmeras ofertas de trabalho. O portal é bem organizado e propõe vários caminhos para encontrar as ofertas de seu interesse, seja por zona geográfica, por área, indústria ou tipo de trabalho que se busca.
Se encontrar trabalho em qualquer parte do mundo costuma ser uma tarefa árdua, na Austrália, as ferramentas de busca pela internet e a economia favorável tornam essa tarefa mais simples.-Lara Madeira
Fonte: http://www.australiancentre.com.br/site/australia/cultura.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário