A cada dia que passa a situação hídrica mundial se agrava, e como se não bastasse isso, a maioria das autoridades políticas fecham seus olhos para uma realidade cada vez mais gritante. Segundo a Unicef, a falta de água no mundo mata uma criança a cada 15 segundos. Mas essa situação alarmante nunca foi novidade, principalmente para uma parte do Brasil, o Nordeste. Esse ano, essa região do Brasil sofreu e ainda sofre uma das piores secas que já enfrentou, afetando direta e indiretamente 10 milhões de pessoas. Praticamente todos os municípios e cidades principalmente do CE e PE foram afetados. E as autoridades? Por que nessas horas todos os políticos desaparecem e "esquecem" do compromisso que têm que arcar com a população? Será que as pessoas com poucas condições financeiras estarão sempre dependendo de políticos corruptos ou da ajuda de outras pessoas ?
De acordo com a Unesco, até 2050 cerca de 60% da população mundial irá viver em condições de estresse hídrico, e uma proporção semelhante ficará sem saneamento básico adequado. No Brasil dados do Ministério das Cidades mostram que a distribuição de água não alcança 81,1% dos brasileiros e apenas 46,2% tem saneamento básico. Do total do esgoto gerado no país, apenas 37,9% recebe algum tipo de tratamento.
A escassez de água não prejudica somente a população, prejudica também a economia, energia e transporte. Por isso, sem água tudo para. É hora de se ligar e entender que a água é preciosa demais para ficar sendo desperdiçada a toa, afinal, nós poderíamos ser qualquer uma daquelas pessoas que mais sofrem com a falta de água e morrem por esse motivo, e se nada for feito esse será o nosso futuro também.
- Victória Sabóia
Nenhum comentário:
Postar um comentário