quarta-feira, 22 de maio de 2013

CH2, o prédio da Prefeitura de Melbourne



Desenhado para se tornar o prédio com melhor design sustentável da Austrália, o CH2, é o novo prédio da prefeitura de Melbourne. A arquitetura visa à economia de água e energia, além de melhorar o bem-estar de seus ocupantes. Para tal, o edifício se adapta a quatro situações diferentes: dia e noite e inverno e verão.Desenhado para se tornar o prédio com melhor design sustentável da Austrália, o CH2, é o novo prédio da prefeitura de Melbourne. A arquitetura visa à economia de água e energia, além de melhorar o bem-estar de seus ocupantes. Para tal, o edifício se adapta a quatro situações diferentes: dia e noite e inverno e verão. No verão, as placas de madeira da fachada são movidas de modo a evitar iluminação direta e um exaustor suga o ar quente do teto.
Também como medida de refrigeração, o teto do prédio tem cinco “torres-chuveiro”, que através de evaporação diminuem a temperatura ambiente de cerca de 35ºC para 21ºC. No inverno o prédio utiliza sistemas que aproveitam o calor gerado por computadores e funcionários, além da radiação solar.
Quando anoitece, dutos resfriam tetos, paredes e chão, utilizando a brisa noturna. Janelas na parte norte do prédio abrem automaticamente e exaustores no telhado entram em atividade, garantindo o fluxo de ar. Durante o dia o prédio é abastecido com energia eólica e solar por turbinas e paineis instalados no teto. Para ajudar a resfriar o prédio há também canos de água que passam pelos tetos e pisos do prédio, a água é então resfriada novamente através das “torres-chuveiro”.
O prédio para 540 funcionários tem ainda 20 vagas de estacionamento que podem ser convertidas em escritórios e 80 vagas para ciclistas.                       
Objetivos
Construir o prédio da Prefeitura da cidade levando em conta critérios de sustentabilidade.   

Cronograma
• 2004: A cidade de Melbourne encomenda um projeto
• 2006: Término da construção
• 2010: O prédio é o único a receber uma certificação de 6 estrelas do Green Building Council of Australia                   

Resultados

• Calcula-se que em 2006 o prédio terá seus custos de construção zerados devido à economia de energia que a sua arquitetura traz

• A necessidade de iluminação é 2/3 menor em relação a construções comuns         


Nenhum comentário:

Postar um comentário