sábado, 4 de maio de 2013

Afinal, como a Cooperação pela Água pode ser entendida ?

     Um tema que atualmente vem sendo bastante discutido é a água, e essa preocupação não é a toa. A cada ano que passa inúmeras geleiras são derretidas, dezenas de rios são poluídos e centenas de litros de água são desperdiçados. E foi por esses e outros motivos que a Organização das Nações Unidas pela Educação, Ciência e a Cultura (Unesco) elegeu 2013 o Ano Internacional da Cooperação pela Água. Essa aliança visa promover mudanças no âmbito local, regional, nacional e internacional. Se para alguns líderes políticos o tema é visto como algo estratégico, para a Unesco é tempo de conscientizar a população da importância, necessidade, benefícios e consequências da cooperação. Mas, afinal, como a Cooperação pela Água pode ser entendida? Será que nós podemos ajudar a reverter um quadro agravante em que a escassez de água se aproxima cada vez mais? 
         Atualmente 783 milhões de pessoas não têm acesso a água potável e quase 2,5 bilhões vivem sem saneamento adequado. A estimativa é de que a população global  tenha um crescimento de dois a três bilhões de pessoas até 2050. E a preocupação que fica é como preservar tudo o que temos para as gerações futuras que aumentam descontroladamente. A solução já está na pergunta: preservação. A preservação ou cooperação dos recursos hídricos é de grande importância da população atual e principalmente para a que está por vir. O nome pode até ser complicado mas na verdade é mais fácil que nós imaginamos.. Para se ter uma ideia uma pessoa que escova os dentes duas vezes por dia e deixa a torneira aberta por um minuto, em um mês desperdiça cerca de 960 litros de água. Esta economia seria suficiente para que 79 pessoas fizessem o mesmo procedimento. E mais, você sabia que pode estar desperdiçando 1.380 litros de água por mês? Uma torneira mal fechada, que desperdiça pouco mais de 1 gota por segundo, joga fora 46 litros de água em 1 dia. Com a água desperdiçada durante o mês (1.380 litros) você poderia utilizar uma lavadora de roupas com capacidade para 5 quilos por dez vezes.E quem lava a calçada com mangueira? Além de ser desnecessário, pode desperdiçar, em média, durante um ano, mais de 1.700 litros de água. Isso seria suficiente para atender a necessidade de uma pessoa durante 47 anos (água para beber). É ou não desperdício?
       Chegou a hora de fechar a torneira do desperdício e abrir a da razão! A cooperação e preservação da água está em nossas mãos, não vamos esperar autoridades políticas ou campanhas, vamos fazer a nossa parte para que a água, esse bem tão precioso e importante para a humanidade, não se torne mais um problema ou preocupação garantindo assim um futuro digno para nossos filhos, netos e bisnetos. 


           
  - Victória Sabóia

Nenhum comentário:

Postar um comentário